sexta-feira, 17 de junho de 2011

DUPLAS PRODUTIVAS

Ao interagir com um colega que tem conhecimentos próximos aos seus,  embora diferentes, um aluno pode ampliar:
• seu conhecimento sobre as letras;
• seu conhecimento sobre as possibilidades de analisar uma palavra em partes menores (por exemplo, um aluno pré-silábico que considera as palavras como um todo amplia seus conhecimentos ao trabalhar com um colega que, ao escrever, vocaliza cada uma das sílabas e inclui uma letra para cada som percebido);
• sua hipótese sobre o número de letras necessárias para representar uma palavra ou uma sílaba;
• seu conhecimento sobre os sons associados às letras; os recursos que pode utilizar enquanto escreve (por exemplo, um aluno que ainda não considera o valor sonoro das letras pode aprender com outro quando este lhe diz que CAVALO começa com as mesmas letras de CAIO, um colega da classe).

Ao formar as duplas de trabalho, é importante que você considere o que cada um de seus alunos já sabe sobre a escrita, utilizando para isso a sondagem feita. Depois disso, observe o modo como os alunos trabalham juntos para decidir se a dupla é de fato produtiva (se os dois forem inquietos, ou ambos muito tímidos, talvez não sejam bons parceiros). Nas próximas atividades, você pode repetir duplas que se mostraram produtivas e mudar parcerias que não funcionaram bem.

Uma parceria produtiva se caracteriza por:
• troca mútua de informações, isto é, ambos têm contribuições a oferecer
(isso não acontece quando um sabe muito e o outro se limita a copiar);
• atitude conjunta de colaboração, buscando realizar as atividades propostas
da melhor maneira possível;
• aceitação das idéias do colega quando parecem mais acertadas.

Seguem alguns exemplos:
- Aluno silábico sem valor sonoro com outro que esteja silábico com valor sonoro.
- Aluno silábico com valor sonoro, mas que tenha pouco repertório de letras com outro aluno silábico com valor sonoro com rico repertório de letras.
- Aluno pré-silábico com Aluno silábico sem valor sonoro.
- Aluno silábico-alfabético com aluno alfabético, etc.

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